Durante
a reunião de equipe do Bairro Educador, realizada no dia 05 de março, no
escritório do Cieds, a gestora de núcleo Kalina Honório e
os gestores de projetos Hugo de Oliveira, do Bairro Educador (BE)
Catumbi/Jacaré; Jéssica Tamara, do BE Santo Cristo; Priscila Babo, do BE
Mangueira/Jacaré; Marcelly Pereira do BE Caju e Victor Rocha do BE Santa Teresa
deram início às atividades planejadas nas últimas reuniões que objetivam apresentar
as ações e projetos desenvolvidos pelos gestores, debater sobre artigos
científicos referentes à educação e realizar dinâmicas de grupo para otimizar a
capacidade de trabalho e dinamizar os processos relativos à atuação da equipe.
A gestora de projeto Marcelly Pereira deu início às atividades com a
apresentação da trilha educativa “Ilustres Mortais”, que visa ampliar os
recursos pedagógicos das unidades escolares, trabalhando a identidade dos
alunos e do bairro por meio da ressignificação da presença de cemitérios no
território, o que até então é vista de modo negativo pela população carioca e
pelos próprios alunos moradores do bairro, mas pode ser concebida por outra
ótica, pois há muitas figuras de relevância pública e importância
histórico-cultural enterradas nos cemitérios espalhados pelo Caju. A presença
de cemitérios na região pode ser percebida de modo positivo, pois confere
relevância histórica e prestígio ao bairro.
A trilha educativa se estruturou para instigar a curiosidade histórica
dos estudantes, estimular a prática de pesquisa e através desta, conduzí-los ao
encontro de informações que ampliem o aprendizado, permitindo com que eles
conheçam a história dos país, da cidade e do bairro, promovendo uma
transformação no processo de formação de suas identidades e na forma com a qual
se relacionam com o território. O objetivo da trilha é utilizar o conhecimento
como um instrumento de transformação e empoderamento e não como um conjunto de
informações a serem memorizadas.
A apresentação da trilha
educativa permitiu um intercâmbio de saberes, ideias e experiências entre os
participantes, evidenciando a eficácia da estratégia de dinâmica de grupo, além
de aumentar as expectativas para o próximo encontro, momento no qual ocorrerá a
apresentação e o debate de um artigo científico com temática pedagógica e a
realização de uma dinâmica.
Por
Victor Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário