A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 5 de março de 2013

Estratégias Dinâmicas e a trilha educativa "Ilustres Mortais"


Durante a reunião de equipe do Bairro Educador, realizada no dia 05 de março, no escritório do Cieds, a gestora de núcleo Kalina Honório e os gestores de projetos Hugo de Oliveira, do Bairro Educador (BE) Catumbi/Jacaré; Jéssica Tamara, do BE Santo Cristo; Priscila Babo, do BE Mangueira/Jacaré; Marcelly Pereira do BE Caju e Victor Rocha do BE Santa Teresa deram início às atividades planejadas nas últimas reuniões que objetivam apresentar as ações e projetos desenvolvidos pelos gestores, debater sobre artigos científicos referentes à educação e realizar dinâmicas de grupo para otimizar a capacidade de trabalho e dinamizar os processos relativos à atuação da equipe.


A gestora de projeto Marcelly Pereira deu início às atividades com a apresentação da trilha educativa “Ilustres Mortais”, que visa ampliar os recursos pedagógicos das unidades escolares, trabalhando a identidade dos alunos e do bairro por meio da ressignificação da presença de cemitérios no território, o que até então é vista de modo negativo pela população carioca e pelos próprios alunos moradores do bairro, mas pode ser concebida por outra ótica, pois há muitas figuras de relevância pública e importância histórico-cultural enterradas nos cemitérios espalhados pelo Caju. A presença de cemitérios na região pode ser percebida de modo positivo, pois confere relevância histórica e prestígio ao bairro.

A trilha educativa se estruturou para instigar a curiosidade histórica dos estudantes, estimular a prática de pesquisa e através desta, conduzí-los ao encontro de informações que ampliem o aprendizado, permitindo com que eles conheçam a história dos país, da cidade e do bairro, promovendo uma transformação no processo de formação de suas identidades e na forma com a qual se relacionam com o território. O objetivo da trilha é utilizar o conhecimento como um instrumento de transformação e empoderamento e não como um conjunto de informações a serem memorizadas.

A apresentação da trilha educativa permitiu um intercâmbio de saberes, ideias e experiências entre os participantes, evidenciando a eficácia da estratégia de dinâmica de grupo, além de aumentar as expectativas para o próximo encontro, momento no qual ocorrerá a apresentação e o debate de um artigo científico com temática pedagógica e a realização de uma dinâmica.


Por Victor Rocha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário