A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 6 de março de 2013

UNISUAM recebe Junior Achievement e BE para capitação de Voluntários


Na sexta-feira, dia 1º de março, a Faculdade UNISUAM (unidade Bonsucesso) abriu as portas para receber a apresentação do programa “As Vantagens de Permanecer na Escola” (VPE) da empresa Junior Achievement. Esta ação foi articulada pelo Bairro Educador em parceria com Renata Freire, gerente de projetos de pesquisa e extensão da UNISUAM e com a professora Rose Cristina Sobral, responsável pelo programa de voluntariado da instituição, que tem como objetivo capitar voluntários nos cursos de mestrado para a aplicação do programa nas escolas integrantes dos Bairros Educadores Maré e Manguinhos.


A Junior Achievement, através de sua gestora de projetos, Andreia Moletta, irá capacitar e oferecer material para a aplicação do “VPE”. O programa mostra aos alunos de 8º e 9º anos a importância de continuar estudando, integrando conceitos de empregabilidade, educação e qualificação. O programa inclui jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de orçamento, planejamento de carreira e por último é realizado um debate entre os estudantes.


A aplicação do VPE está vinculada ao projeto CEEI (Conhecer, Entender, Escolher e Investir), construído pelo Bairro Educador, a partir das demandas das escolas. O projeto é uma ferramenta para sensibilização, orientação e capacitação do estudante para o desenvolvimento de um projeto de vida que objetive a permanência deste na escola. Durante a realização do programa diversos parceiros serão apresentados às escolas e ampliarão através de suas ações o repertório dos estudantes quanto às profissões, instituições de ensino e estratégias de permanência nas unidades escolares.


O Bairro educador agradece a disponibilidade da instituição de ensino superior, UNISUAM e da Junior Achievement em capacitar os gestores para a aplicação do programa nas unidades escolares. As ações já estão sendo planejadas junto às escolas.

Leonardo de Oliveira Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário