A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 6 de março de 2013

Rede de educadores comunitários Morro dos Macacos


A primeira reunião de 2013 da “Rede de Educadores Comunitários” do Morro dos Macacos foi realizada no dia 6 de março, e foi sediada na Escola Municipal Jornalista Assis Chateaubriand. O encontro contou com a presença de todos os educadores comunitários das unidades escolares integrantes do BE Morro dos Macacos, são eles: Gabriela Alecrim (E.M. Jornalista Assis Chateaubriand), Ana Eliza (E.M. Noel Rosa), Tayane Pessoa (CIEP Presidente Salvador Allende) e Giovane Marques (E.M. Mário de Andrade). O objetivo da reunião foi a elaboração de um planejamento educativo para o primeiro semestre de 2013.


A reunião foi iniciada com a apresentação da “Rede de Educadores Comunitários” do BE Morro dos Macacos, onde foi explicado como essa rede foi constituída e como tem sido implementada na comunidade há quase dois anos. Também foi possível ressaltar as potencialidades que essa rede tem quando constrói ações de forma integrada entre as unidades escolares.

Durante a reunião, os educadores comunitários realizaram uma avaliação conjunta das facilidades e dificuldades para o desenvolvimento do Programa Mais Educação. Essa avaliação possibilitou que fossem verificadas as semelhanças e diferenças presentes nas unidades escolares. Após essa avaliação, foi realizado o planejamento para o primeiro semestre de 2013, tendo como prioridade que a organização da rede seja feita através de reuniões frequentes e itinerantes.

Foi avaliado durante a reunião, que se faz necessário uma maior participação entre as unidades escolares de forma integrada, envolvendo parceiros para auxiliarem o desenvolvimento dos estudantes que participam do Programa Mais Educação. Além disso, é preciso formar grupos culturais de referência dentro das unidades escolares, como culminância daquilo que vem sendo desenvolvido nas oficinas do programa. 

Por Raphael Pequeno


Nenhum comentário:

Postar um comentário